CIP X PROCESSO

A limpeza CIP tem por função garantir a qualidade química e microbiológica de um sistema de processo tornando-o qualitativa e quantitativamente repetível e reprodutível.
Sua capacidade de limpeza, ou seja, sua eficiência, é caracterizada por 4 parâmetros, são eles:

Fluxograma CIP


Como um postulado elementar, tem-se os parâmetros que se inter-relacionam inversamente, ou seja, para manter-se a eficiência da limpeza qualquer pulso ou instabilidade que ocorra em um dos parâmetros deve acarretar na um pulso oposto nos demais de modo a equilibrar o sistema.

A limpeza CIP se caracteriza por seu programa de limpeza. Um programa de limpeza consiste em uma vazão, uma temperatura, um tempo e uma concentração de detergente, que em geral são determinados laboratorialmente conforme os processos produtivos de modo a garantir uma eficiência mínima de limpeza que depende do produto, e da qualidade desejada para o mesmo, e do design dos equipamentos da fábrica.


Controle do processo CIP

Genericamente o CIP pode ser definido através de um loop de controle com os quatro parâmetros do processo interagindo constantemente. A vazão, a concentração e a temperatura corresponderiam às variáveis de entrada do loop de controle e o tempo à variável de saída. Tem-se:

• Vazão: é medida na descarga da bomba de recalque, ou alimentação, do CIP já que esta será a mesma em toda linha ou objeto do processo a ser limpo, para tanto se faz necessário o uso de medidor de vazão, para que assim seja garantido a turbulência mínima requisitada, que é determinada pelo numero de Reynolds ( Re – adimensional = 100.000) e assim determinada a velocidade do fluido ( Reynolds x viscosidade cinemática / diâmetro) e conseqüentemente a vazão a ser utilizada nesta dada tubulação ( velocidade / área ).

• Temperatura e Concentração: são medidas na central de CIP no final das linhas de retorno de soluções de limpeza tomando como princípio que se nestes pontos os valores tomados forem iguais ou superiores aos fixados certamente também o serão nos pontos do processo que estão sendo limpos, para tanto se faz necessário o uso de transmissor de temperatura e condutivismo. Para a correta dosagem de concentrados químicos, estamos prevendo a utilização de medidores de vazão para que não ocorra a sobre dosagem e seja assim garantido o consumo de concentrados pontual.

• Tempo: o tempo é contado pelo sistema de controle do CIP e alterado conforme as variáveis de entrada do sistema. A lógica de controle é baseada em um chaveamento da contagem de tempo conforme as variáveis de entrada. Caso uma ou mais das variáveis de entrada estejam com valores inferiores aos pré-fixados a contagem de tempo é paralisada até que todas elas voltem a apresentar valores iguais ou superiores aos seus set points, quando é reiniciada a contagem.


! Observação


A eficiência de limpeza do sistema está diretamente relacionada ao princípio ativo dos formulados químicos. Desde que atendidas as especificações requeridas para remoção do produto no equipamento a ser higienizado, o equipamento reproduz os parâmetros requisitados pelo fornecedor do agende químico, dentre eles tempo, temperatura, vazão e condutividade.